Brasil: Autoridades destacam importí¢ncia da Inclusí£o Digital na abertura da 5 ª Oficina

O secretário de Logí­stica e Tecnologia da Informaí§í£o do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, destacou na abertura da 5ª Oficina para a Inclusí£o Digital que um dos grandes desafios dos gestores públicos e da sociedade é qualificar um número maior de pessoas para que tenham acesso ao conhecimento. O evento iniciou nesta segunda-feira, dia 5 de junho, no Salí£o de Atos da Pontifí­cia Universidade Católica (PUC/RS) de Porto Alegre e ocorre até o dia 9 de junho.

«A pior exclusí£o que se pode ter é a do conhecimento», afirmou o secretário Rogério Santanna. Na sua opinií£o, o direito í  informaí§í£o e í  inclusí£o digital é condií§í£o para o acesso a outros direitos como polí­ticos e sociais. «Estou muito satisfeito de estar aqui e ver como o tema da inclusí£o digital amadureceu na sociedade brasileira de forma que a gente possa ter uma agenda nacional para resgatar esse déficit junto í  sociedade», disse.

Santanna salientou na ocasií£o aí§íµes desenvolvidas pelo Governo Federal para promover a inclusí£o digital no paí­s como o Projeto Computadores para Inclusí£o que envolve a implantaí§í£o de Centros de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores. A primeira unidade no paí­s foi inaugurada em abril desse ano em Porto Alegre para o recondicionamento de computadores e bens de informática descartados por órgí£os da Administraí§í£o Pública Federal e por parceiros da iniciativa privada.

Os equipamentos recondicionados serí£o destinados a telecentros, bibliotecas, escolas, entre outros projetos de inclusí£o digital. Outra aí§í£o mencionada pelo secretário foi o Programa Computador para Todos que reduziu a carga de impostos para possibilitar í  populaí§í£o o acesso í  um equipamento de qualidade que inclui sistema operacional e aplicativos em software livre, que atendam ao máximo í s demandas de usuários, além de permitir acesso í  Internet.

Para o vice-reitor da PUC e secretário provincial Marista do RS, Valdí­cer Civa Fachi, também presente na mesa de abertura do evento, a inclusí£o digital contribui para criar laí§os sociais que permitem ao indiví­duo exercer a sua cidadania. A presidente do Conselho Deliberativo da ONG Coletivo Digital, Beatriz Tibirií§á, frisou a importí¢ncia de inscrever a inclusí£o digital como prioridade no programa de todos os governos.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Kevin Krieger, salientou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura local na promoí§í£o da inclusí£o digital na cidade que conta atualmente com 30 telecentros. Da mesa de abertura também participaram o diretor do Servií§o Federal de Processamento de Dados (Serpro), Sérgio Rosa, e o diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Informaí§í£o e Comunicaí§í£o de Porto Alegre (Procempa), André Imar Kulcynski.

A 5ª Oficina para a Inclusí£o Digital reúne especialistas na área de inclusí£o digital do governo e da sociedade civil para avaliar os avaní§o dessas iniciativas no Brasil e no contexto latino-americano. A promoí§í£o é da Secretaria de Logí­stica e Tecnologia da Informaí§í£o do Ministério do Planejamento, em parceria com as ONGs Sampa.org, Rede de Informaí§íµes para o Terceiro Setor (Rits), Comunicaí§í£o, Educaí§í£o e Informaí§í£o em Gíªnero (Cemina), Cidadania Digital e Coletivo Digital, além do apoio da Prefeitura de Porto Alegre e da Proví­ncia Marista do Rio Grande do Sul. A programaí§í£o completa está disponí­vel no portal http://www.idportoalegre.com.br/ .

Compartir:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.